Média de consumo
A média diária de consumo histórico é determinada com base nos consumos efetivos do item, expurgadas os estornos (*).
- Expressa em unidades consumidas por dia, esta média aritmética efetiva é atualizada pelo Panorama Navigator a cada geração (rodada).
- (*) A medição da média sozinha pode carregar consigo um grande falácia, na medida em que não nos informa suficientes detalhes do consumo do item. Neste sentido é preciso avaliarmos as variações e tendências das demandas. Assim, o Panorama Navigator avalia e emprega diferentes médias, conforme o contexto da medição:
- Média de consumo diário dos últimos 2 anos (2 x 365 dias) {mais usual}.
- Média de consumo diário dos último 1 ano (365 dias).
- Média de consumo diário dos últimos 180 dias.
- Média de consumo diário dos últimos 90 dias.
- Ressaltamos outras médias próximas, mas distintas:
- Takt time parece similar à média de consumo, porem o primeiro corresponde à média diária da demanda prevista, isto é, considera as previsões de futuro do item.
- Consumo médio provável (estimado pelo forecast).
- Média dos lotes de consumo nos últimos 2 anos (2 x 365 dias).
- Cobertura média: Reflita sobre o texto a seguir...
Cobertura-agora
Tal qual o calculo das médias, a medição da cobertura média clássica (saldo_atual / média_do_consumo_diário) pode gerar outra falácia capaz de - frequentemente - confundir os analistas, gestores e seus pares, por vários motivos: A demanda futura não necessariamente repetirá a média histórica; demandas extraordinárias derrubam gráficos de cobertura média; ...
Enfim, qual é a efetiva relevância de controlarmos o passado?
Revisitamos o paradigma da Cobertura
Não é porque todos usam COBERTURA MÉDIA que esta medição está necessariamente correta! Na metodologia SIO, afirmamos que olhar para frente é mais prudente do que dirigir pelo retrovisor.
Desta forma, quando existe uma programação efetiva, ou mesmo uma previsão de demandas razoavelmente confiável, convém darmos preferência a esta série temporal.
Diferença entre Cobertura_Agora e Alcance É o horizonte em dias, em que somos capazes de atender integralmente consumindo o saldo_agora com as demandas previstas. Daí, a medição do alcance envolve um método mais elaborado e trabalhoso: Subtrair do saldo atual – progressivamente – cada uma das demandas previstas, período após período (dia-a-dia, por exemplo), até enquanto o saldo seja positivo (maior ou igual a zero), identificando a quantidade de períodos que serão plenamente atendidos.
COBERTURA-AGORA é mais relevante!
Coberturas históricas são desnecessárias, pois tumultuam e confundem o raciocínio das pessoas. A COBERTURA-AGORA expressa o horizonte de tempo em que podemos esperar estarmos seguros como capazes de atender as demandas antes que uma ruptura possa ocorrer.
Relação de prioridades: Confrontar o ranking de Cobertura_Agora sobre GatilhoSIO (EstoqueSegurança e NSR + LTR) faz sentido, porque aqueles itens cuja razão forem menores estarão mais vulneráveis e, portanto, merecem ser priorizados. Quando esta relação for igual ou menor que 1, a reposição deste item já deve ter sido acionada.
O que você deseja é aquilo que você está praticando?
Foi neste sentido que elaboramos a matriz de conformidades das coberturas. Nesta tabela (disponível no Tema de Capital de Giro), cada linha corresponde a uma cobertura-agora [dias], e cada coluna a um gatilho vigente em dias no Panorama Navigator. Assim, as discordâncias mais críticas residem nos extremos superior direito e inferior esquerdo.
