Variações no consumo
O Coeficiente de variações (CV) do consumo de um item é a métrica que nos possibilita avaliarmos o grau de incerteza presente nas demandas históricas.
- As variações diárias no consumo de um item são calculadas para entender as flutuações na demanda ao longo do tempo, especificamente nos últimos 2 anos (2 x 365 dias). O calculo CV é a razão entre o desvio padrão e a média diária de consumo do item, expressa em percentagens.
- Esta métrica indica as incertezas ou estabilidade que o item enfrentou em seu passado.
- Porem, sabemos que o futuro não repete o passado, necessariamente.
- Assim, na falta de uma referência melhor (tal como o forecast, por exemplo), inferimos que esta será uma aproximação satisfatória da distribuição das demandas futuras.
- Caberá ao usuário, caso este dispor de informações mais privilegiadas (fora do dominio do Navigator), realizar suas intervenções no contexto de resolução.
Classes das Incertezas
Para classificar o nível de variação do consumo, o Panorama Navigator utiliza três letras minúsculas, conforme os seguintes critérios:
Classe BAIXAS Incertezas (b): Consumos diários de itens com coeficientes de variação menores do que 300% apresentam variações sob controle estatístico, sendo consideradas relativamente estabilizadas.
Classe MÉDIAS Incertezas (m): Consumos diários de itens com coeficientes de variação maiores do que 300% inclusive e menores do que 600% exclusive (300% >= CV < 600%) apresentam variações bem mais expressivas, sendo consideradas moderadamente voláteis.
Classe ALTAS incertezas (a): Consumos diários de itens com coeficientes de variação maiores do que 600% inclusive apresentam variações fora de controle estatístico, sendo consideradas extremamente tumultuadas.