Disponibilidade efetiva
Se refere à medição da proporção percentual de dias, nos últimos 365 dias, em que o saldo de estoque se manteve acima do nível do Estoque de Segurança. O Navigator apura, para cada item, a proporção de dias cujo saldo > Estoque de Segurança durante os últimos dois anos (2 x 365 dias), e expressa em percentagem [%]
- A disponibilidade corresponde ao complemento da “Exposição à Ruptura"
- A disponibilidade informa, objetivamente, "aquilo que estamos obtendo, ou Realidade, para ser confrontada com a Expectativa.
- Naturalmente, a disponibilidade poderá não corresponder ao Nível de Serviço efetivo, porem este último só pode ser apurado pós-facto, enquanto que no planejamento precisamos da disponibilidade, por ser uma medição pré-facto.
Classe s0 - DISPONIBILIDADE nula: Nesta categoria se encontram os itens cuja disponibilidade efetiva seja menor do que 1,8 dias, ou 0,5% do ano.
Classe s - DISPONIBILIDADE reduzida: Nesta categoria se encontram os itens cuja disponibilidade efetiva seja maior do que 1,8 dias e menor do que 7 dias, ou 2% do ano.
Classe s1 - DISPONIBILIDADE baixa: Nesta categoria se encontram os itens cuja disponibilidade efetiva seja maior do que 7 dias, ou 2%, e igual ou menor do que 55 dias, ou 15% do ano.
Classe s2 - DISPONIBILIDADE média: Nesta categoria se encontram os itens cuja disponibilidade efetiva seja maior do que 55 dias, ou 15%, e igual ou menor do que 182 dias, ou 50% do ano.
Classe s3 - DISPONIBILIDADE alta: Nesta categoria se encontram os itens cuja disponibilidade efetiva seja maior do que 182 dias, ou 50%, e igual ou menor do que 347 dias, ou 95% do ano.
Classe s4 - DISPONIBILIDADE elevada: Nesta categoria se encontram os itens cuja disponibilidade efetiva seja maior do que 347 dias, ou 95% do ano.
