Matriz de Conformidade dos atendimentos
Este trecho no tema dos atendimentos apresenta uma matriz formada pelas combinações por classes de conformidade dos Níveis de Serviço, classificadas em categorias (cores).
Conformidade é a medição dos desvios entre expectativa e realidade, onde avaliamos quão bem o desempenho da gestão de estoques está cumprindo os requisitos de atendimento previamente estabelecidos, comparando o que se esperava (expectativa) com o que realmente foi entregue (realidade).
Consistência operacional: Com a conformidade entre as Disponibilidades efetivas, frente aos Níveis de Serviço Requeridos na configuração vigente, estamos monitorando a disciplina com que os processos são capazes de responder e atender aos objetivos e às expectativas de nossos clientes externos e/ou internos. Ao medir os desvios entre expectativa e realidade, conseguimos identificar os itens que mais necessitam de prioridade nas intervenções, assegurando assim um ciclo contínuo de melhorias e alinhamento com as metas estabelecidas.
Classes de atendimentos SIO
Com base na experiência prática na metodologia SIO, adotamos os seguintes critérios:
- Nulo (s0): Nenhum atendimento imediato é esperado para o item, portanto não será requerido manter um estoque de segurança (pulmão), e o Nível de Serviço Requerido (NSR) vigente está configurado como ZERO.
- Reduzido (s): Neste caso se enquadram todos os NSR maiores do que ZERO e menores do que 50%.
- Baixo (s1): Itens nesta classe estão configurados com NSR iguais ou maiores do que 50%, e menores do que 85%.
- Médio (s2): Itens nesta classe estão configurados com NSR iguais ou maiores do que 85%, e menores do que 98%.
- Alto (s3): Itens nesta classe estão configurados com NSR iguais ou maiores do que 98%, e menores do que 99,5%.
- Elevado (s4): Itens nesta classe estão configurados com NSR iguais ou maiores do que 99,5%.
Como interpretar a matriz?
As colunas verticais correspondem às classes de tamanho de lote vigentes (recomendadas pelo Navigator e/ou configuradas pelo usuário). Por outro lado, As linhas horizontais correspondem às classes de tamanhos de lotes que estão efetivamente sendo praticadas. No encontro de ambas, encontramos células com números. Estes números correspondem à quantidade de itens que apresentam estas duas características acima.
Classificamos a conformidade em cinco classes de conformidades dos atendimentos:
- Excesso significativo (ouro): Neste caso as disponibilidades efetivas (proporção de dias com saldo acima do estoque de segurança) estão excessivamente maiores do que o parâmetro de Nivel de Serviço Requerido recomendado pelo Navigator, alem da faixa de tolerância. É preciso avaliar a causa desta divergência, e acionar alguma medida corretiva onde requerida.
- Excesso (amarelo): As disponibilidades efetivas estão maiores do que o recomendado, porem ainda dentro de uma faixa de tolerância.
- Ótimo (verde): Os itens nesta faixa estão sendo repostos de acordo com os parâmetros de Níveis de Serviço Requeridos, e não há medida corretiva requerida.
- Falta (rosa): As disponibilidades efetivas estão menores do que o recomendado, porem ainda dentro de uma faixa de tolerância.
- Falta significativa (vermelho): Neste caso as disponibilidades efetivas, isto é verificadas na realidade recente do item, estão excessivamente menores do que o parâmetro NSR recomendado pelo Navigator, alem da faixa de tolerância. É preciso avaliar a causa desta divergência, e acionar alguma medida corretiva onde requerida. A falta significativa é o pior dos casos e, portanto, a prioridade para avaliação e eventual correção.
Quais são os itens em cada célula?
Esta visualização oferece o recurso de detalhamento (drill down), isto é, clicando sobre a célula na combinação de classes desejadas, fará com que o Navigator remeta o usuário para a listagem dos itens que estão contidos na respectiva célula, o que possibilita uma rápida consulta e intervenção, onde for requerido.
Estamos efetivamente entregando aquilo que desejamos? A conformidade ponderada (proporção de itens que estão dentro das faixas de tolerância), enquanto medição global dos desvios entre expectativa e realidade nos atendimentos, é a uma ferramenta fundamental na metodologia SIO para monitorar, prover feedback e manter a qualidade, consistência e eficiência da gestão dos atendimentos (lado da demanda).