Lead time das reposições
A correta definição e medição de lead times assertivos é uma informação crucial para a otimização dos estoques e para a satisfação de nossos clientes, porque tem uma enorme influência sobre a determinação do exato momento de repor (Gatilho de Quando acionar o processo de reabastecimento).
O que é Lead time?
Especificamente no contexto da metodologia SIO, o lead time corresponde à medição da LATÊNCIA (intervalo de tempo entre a estimulação e a respectiva resposta), desde a IDENTIFICAÇÃO da necessidade (gatilho acionado) e o encerramento de cada processo de reabastecimento de um Ordem de Compra (PO), com o material LIBERADO para uso (observe que este tempo não abrange o pagamento ao fornecedor).
Benefícios e utilidade do lead time
- Otimização na gestão dos estoques: O lead times possibilitma determinarmos as quantidades requeridas para os gatilhos para as reposições normais dos respectivos itens.
- Otimização dos atendimentos: Assegurando o lead time correto e pontual, a empresa irá atender os pedidos dos clientes (externos e/ou internos) entregando e cumprindo o seu compromisso declarado (Service Level Agreement, ou SLA), aumentando assim a satisfação de todos os envolvidos.
- Planejamento e Controle: Facilita a programação e a gestão de suprimentos e/ou produção (operações), assegurando que todos os materiais estejam disponíveis no momento necessário.
- Redução de Custos: Reduzindo os lead times, promoveremos mais agilidade na resposta a demandas extraordinárias, bem como promovemos a redução dos custos de manutenção do capital de giro investido em estoques, repercutindo em maior eficiência operacional.
Mergulhando em mais detalhes
O lead time é o resultado da combinação de várias etapas no processo de reposição, que podem incluir:
- Marco de início.
- Tempo para perceber e identificar que a necessidade líquida ocorreu.
- Tempo para processar a ordem de compra (PO), autorizar e formalizar o pedido no fornecedor ou produção (desde o recebimento da PO até a sua aprovação, envio à fonte fornecedora e entrada no sistema desta.
- Tempo de produção: Supondo que o item desejado não esteja prontamente disponível (pior caso ou onda longa), este será o tempo necessário para fabricar ou preparar o produto.
- Tempo de transporte: Assim que liberado, ainda devemos considerar o tempo necessários para que os processos de transportes possam entregar o produto no seu destino final.
- Tempo de recebimento: Tempo necessário para a recepção fiscal e física, conferencias, inspeção e verificação dos produtos na chegada, até que este esteja liberado para utilização.
- Marco de término.
Como são determinados os lead times?
O cálculo do lead time pode variar muito, dependendo da empresa, porem geralmente é informado um Lead Time Declarado (LTD) pelo fornecedor, comprador, analista ou usuário, ou então é apurado pela soma de todos os tempos envolvidos nas diferentes etapas do processo acima (alguns ERP compõem os tempos desta forma).
A metodologia SIO é mais pragmática a este respeito. A partir das diferenças de datas dos marcos de início e término, o Navigator executa medições efetivas. Naturalmente, se ainda não foi realizada nenhuma reposição, iremos considerar as informações declaradas no ERP. Se houve apenas uma reposição, esta duração entre os marcos determinará a melhor informação disponível até aquele momento.
No entanto, se houver mais dos que um pedido realizado e entregue, o Navigator aplicará um tratamento estatístico para determinar o Lead Time Seco (LTS). Neste LTS será acrescentado um tempo de segurança técnica, resultando no Lead Time Resiliente (LTR).
Finalmente, chega o momento do usuário do Navigator confirmar ou intervir com o seu ajuste. Assim, o Lead Time Vigente (LTV) é determinado, em última instância, pelo usuário na aba do contexto de resolução do Lead Time no Navigator, considerando o LTR, bem como o LTD do ERP e quaisquer intervenções humanas autorizadas.

Distribuição dos lead times
Finalmente, vejamos agora como foram apurados e como estão distribuídos os itens em relação aos seus lead times no Navigator:

A título de controle, este gráfico de conformidades é uma medição dos desvios (ou diferenças percentuais) entre os lead times vigentes, comparando os respectivos lead times resilientes calculados pelo Navigator com base nos pedidos efetivos. Observe que neste gráfico constam apenas os itens em que foi possível realizar esta comparação de conformidade.
Interpretação das barras:
- Sob controle (verde escuro): Consideramos que os itens que constam na pilha central estão sob controle e conforme deseajdo, porque não apresentam desvios entre o lead time vigente e o lead time resiliente (LTR) recém atualizado.
- Desvios dentro da tolerância (verde claro): Considerando faixas de tolerâncias de 25% para cima e para baixo, totalizamos o numero de itens que estão nestas faixas. Pode ser que seja interessante investigar porque isso ocorreu e, neste sentido, basta clicar na barra que será encaminhado a relação destes itens, e ao Indeep daqueles que julgar mais importantes. Porem, não são estas as prioridades.
- Desvios além da tolerância (vermelhos): Os itens contidos nestas barras vermelhas são as prioridades para serem investigadas, e foram estratificados em três faixas acima e três faixas abaixo. Procure investigar para compreender porque isso ocorreu, quais as causas e como corrigir as informações.
- Exemplo: Pedidos com medições de intervalos muito discrepantes a ponto de comprometer a apuração de estatísticas realistas (removemos as medições mais discrepantes, porem o método pode não ter filtrado o suficiente). Neste caso, basta desabilitar os pedidos incoerentes para que o Navigator atualize o lead time resilientes de uma forma mais coerente, e o usuário selecionar a recomendação no contexto de resolução de lead time do item.
Agora é com você! Procure ajustar continuamente seus lead times no Navigator, pois esta informação é fundamental para que possamos balancear e Otimizar os Atendimentos e estoques. Boa sorte!