Sincronia entre reposições e demandas

O que é Sincronia?

Na metodologia SIO, a sincronia é uma medição estatistica que se refere à sincronização "Just In Time" ou "enxuto" ("Lean") e o alinhamento perfeito entre os processos de oferta e demanda. Trata-se de assegurar que as reposições e as demandas (vendas ou consumo) dos itens estejam em perfeita harmonia, minimizando excessos ou faltas de produtos.

A sincronia envolve a integração de vários processos e resursos na cadeia de suprimentos, incluindo fornecedores, produção, distribuição e vendas. Alguns detalhes importantes incluem:


Como é Calculada a Sincronia?

A sincronia pode ser medida através da relação entre o TMEA (Tempo Médio Entre Apanhes) e o TMER (Tempo Médio Entre Reposições). A fórmula básica é:

  • Just in time: (relação de sincronia próxima de 1) Indica que o processo de reposição está bem alinhado com o processo de consumo, resultando em um sistema eficiente e equilibrado, também conhecido como "Just in Time" ou manufatura enxuta.
  • Fracionado: (relação de sincronia maior que 1) Indica que os reabastecimentos são menos frequentes do que os atendimentos. Esta é situação mais usual, em que os lotes de reposição são maiores do que os lotes do lado da demanda.
  • Consolidado: (relação de sincronia menor que 1) Indica que os reabastecimentos são mais frequentes do que os atendimentos, ou sejam precisamos realizar mais de um processo de reposição para conseguir atender os grandes lotes das demandas.

Como isso é monitorado no Navigator?

No tema de Reposições, existe um indicador que nos mostra a proporção de itens em cada uma das classes acima. Alias, pode ser particularmente interessante investigar as causas por traz dos grandes lotes no lado da demanda. Você pode fazer isso clicando na barra vermelha, para identificar estes itens, e avançar nos respectivos Indeeps.

Did this answer your question? Thanks for the feedback There was a problem submitting your feedback. Please try again later.