Evolução e variações do capital de giro
EVOLUÇÃO do capital de giro
Este gráfico apresenta a evolução mensal dos valores investidos em capital de giro nos estoques desde o inicio das séries temporais . Estes valores são calculados apurando o saldo reconstituído ao final do período, de cada item, e multiplicando pelo custo atualizado do respectivo item (a cor azul indica saldos na metodologia SIA). Nestes valores estão contidos tanto os itens ativos como os inativos.
Você identifica algum padrão?
- Saldo estável: Quando os valores da série temporal mantêm-se constantes ou variam dentro de uma faixa estreita sem tendência significativa de aumento ou diminuição.
- Tendência crescente: Quando os valores da série temporal apresentam uma tendência clara de aumento ao longo do tempo.
- Tendência decrescente: Quando os valores da série temporal mostram uma tendência clara de diminuição ao longo do tempo.
- Momentos especiais: Podem ocorrer pontos específicos que se destacam na série temporal, onde ocorrem variações significativas, como picos ou quedas abruptas, que podem estar relacionados a eventos específicos, como promoções, pandemia, greves, ou problemas operacionais internos.
- Polaridade: Quanto menor, melhor. Porem com as devidas ressalvas: O valor do capital de giro nem sempre corresponde a melhores probabilidade de atendimento, como explicamos a qualidade do mix no gráfico SINTESE). Também não será útil reduzir indiscriminadamente os valores neste grafico, se assim prejudicarmos os atendimentos.
VARIAÇÕES do capital de giro
Neste segundo gráfico, que é um tipo especial chamado "gráfico cascata", você pode ver mais detalhadamente as variações nos valores apresentados em azul. As variações são destacadas com cores: verde para mostrar os aumentos (entradas) e vermelho para mostrar as diminuições (saídas). Este gráfico ajuda a entender melhor de onde vêm as mudanças no capital de giro, mostrando claramente quando e por quanto os valores aumentaram ou diminuíram.
- Variações mensais: Variações nos valores de um mês para o outro, indicando mudanças e tendências nos valores em estoque.
- Variações sazonais: Padrões de variação cíclicos, isto é, que se repetem em intervalos regulares ao longo do ano, como significativo aumento de estoques em períodos de alta demanda (ex. Natal) e redução em períodos de baixa demanda. Estes efeitos se repetirão no ano em curso?
- Grandes e pequenas variações localizadas: Indicam eventos ou ações especiais.
- Datas importantes: Observe datas específicas onde ocorreram grandes variações, como campanhas de marketing, eventos sazonais ou mesmo recessões econômicas.
- Cenários diferentes: Quando percebemos diferentes níveis de atividade em épocas distintas (como aumento de preço de matérias-primas ou expressivas mudanças no consumo histórico) e como impactaram o capital de giro, é interessante tentar relacionar a provável causa com o efeito que esta provocou. Assim, compreendemos melhor a dinâmica dos estoques, melhorando nossas previsões.