Incertezas no consumo


O que é a Incerteza da Demanda?

A incerteza da demanda se refere à variabilidade e imprevisibilidade na quantidade de produtos que os clientes (finais, externos ou internos) irão solicitar em um determinado período. Não existe incerteza no consumo histórico, porem existe na demanda futura.

Essa incerteza pode ser causada por diversos fatores, como mudanças nas preferências dos consumidores, substituição de itens, sazonalidade, condições econômicas e ações da concorrência. A incerteza da demanda é um dos maiores desafios na gestão de estoques, pois pode levar tanto a excessos quanto a faltas de produtos.

Compreender a incerteza da demanda é crucial para a metodologia SIO, porque traz subsídios para compreender melhor os diferentes contexto das demandas futuras de cada item, e assim modular os saldos de modo a mitigar os riscos de rupturas ou excessos.

Para quantificar o grau de incerteza do consumo utilizamos o Coeficiente de Variação.


O que é o Coeficiente de Variação (CV)?

O Coeficiente de Variação (CV) é uma medida estatística que expressa a variabilidade de uma série de dados em relação à sua média. Ele é calculado como o desvio padrão dividido pela média e é geralmente expresso em porcentagem.

Onde:

σ = Desvio padrão da série temporal de consumo

μ = Média dos consumos diários da mesma série de dados.

Usualmente expressamos o CV na forma de percentagens. No entanto, tenha em mente que um item que possui um CV de 100%, tem suas demandas oscilando em uma unidade de sigma (desvio padrão) para cima ou para baixo.


O CV é particularmente útil porque:

Comparabilidade: Permite comparar o grau de variabilidade dos consumos de diferentes itens, independentemente de suas unidades ou magnitudes.

Padronização: Oferece uma medida padronizada da variabilidade, facilitando a análise e interpretação do grau de dificuldade historico, e assim inferir o que iremos enfrentar na demanda futura do item.

Quantificação dos risco: Ajuda a avaliar o risco associado à incertezas no atendimentos das demandas, permitindo adequar os parâmetros de gestão dos estoques.


Relação com a Incerteza da Demanda

Na metodologia SIO, empregamos a granularidade diária. Assim, usualmente consideramos estatísticas as série de consumo diárias, o que faz com que os valores de CV variem entre zero e 600%, ou até mesmo mais do que 800% quando o consumo foi completamente caótico.

Um alto CV indica alta variabilidade e, portanto, maior incerteza na demanda. Isso indica que a empresa deve manter saldos maiores. Por outro lado, baixo CV indica menor variabilidade, permitindo uma gestão de estoques mais precisa e enxuta.

Assim, utilizamos o CV para selecionar o encaminhamento das estratégias de estoques, reposição e logística, especialmente em contextos onde a demanda é altamente variável e, portanto, mais difícil de prever.


Como interpretar estas incertezas?

No card das Incertezas do consumo, primeiro temos uma barra que sintetiza as proporções de itens em cada classe de CV. Optamos por apenas três classes para simplificar as interpretações dos usuários.

Logo a seguir, o Navigator mostra as contagens de itens para cada classe de incertezas.

Classe alta incerteza (a): Itens que apresentam CV maiores do que 600% (seis sigma).

Classe média incerteza (m): Itens cujo CV esta entre 300 e 600 (três a seis sigma).

Classe baixa incerteza (b): Itens que apresentam CV Menores do que 300% (três sigma).

Finalmente, na parte inferior do card temos um gráfico de barras que mostra as distribuições das incertezas de consumo de uma forma mais detalhada. A altura destas barras corresponde a quantidade de itens, separadas em classe até determinada medição do CV, que é expresso em percentagem.

Estas barras oferecem o recurso "drill-down", isto é, quando o usuário clicar numa destas barras verticais, será encaminhado para a relação dos itens que a compõem. Nesta relação, se clicar em um dos itens será encaminhado para a tela de Indeep daquele item.


Analogias entre Incertezas e Murphy

Gasnier faz uma analogia entre as incertezas na demanda e a persona fictícia do "Murphy". Esta analogia esta relacionada a Lei de Murphy, que afirma que "se algo pode dar errado, dará errado". Na gestão dos atendimentos e estoques, isso significa que se houver a possibilidade de ocorrer uma variação inesperada na demanda, essa variação provavelmente ocorrerá algum dia. Portanto, é crucial planejar e se preparar para essas incertezas, utilizando ferramentas como o CV para mitigar riscos e assegurar um atendimento adequado. Fique "amigo" do Murphy, e compreenda sua personalidade. Conte com o pior, e caso se confirme, estará preparado.

Did this answer your question? Thanks for the feedback There was a problem submitting your feedback. Please try again later.